terça-feira, 2 de março de 2010

Pessoas Reais ou Irreais

" Bem aventurados os humildes, pois eles herdarão a terra." (Mt.5:5).

Talvez seja uma das maiores dificuldade do ser humano, é ter uma medida mais precisa de si mesmo. O Apostolo Paulo sugere (Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter, mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu). Pensar acerca de si mesmo, sem ir além nem ficar aquém, creio que é um bom começo para um caminhada cristã abençoada.

O caminho da humildade não reside naquilo que fazemos ou deixamos de fazer, nem mesmo na forma que fazemos ou não, mas, no retrato que temos de nós mesmos, segundo a graça e misericórdia de Deus. Humildade segundo Mateus 5:5, é se preocupar mais com a verdade do que com a própria imagem.

O mundo moderno exige uma postura diferente: Títulos, roupa de grife, influência, uma certa arrogância etc. Mais o que diria Jesus? Reflitamos numa possível resposta do Mestre. Infelizmente existe uma ascensão na escalada da insensatez, que ronda as Igrejas e, isso serve apenas para que aprimoremos nossas máscaras e que vivamos num mundo cada vez mais irreal. Obviamente, uma grande ilusão.

Quando Jesus lavou os pés dos discípulos, lhes causou um grande espanto. Não entenderam quando viram o futuro Rei de Israel, apanhar a bacia e a toalha para lavar os pés sujos e calejados de homens comuns e pecadores. Mas, Jesus o fez porque sabia quem verdadeiramente era e, para que veio. A medida exata de quem eu sou, encontra-se no olhar misericordioso de Deus para comigo. Nem mais, nem menos.

Pr. Álvaro Pacheco (adaptado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário